Legal Hackathon premeia tecnologia que simplifica linguagem jurídica

“O Meu Amigo Jurista” foi o projecto vencedor do Legal Hackathon, a primeira maratona de programação na área de Legal Empowerment em Portugal. Esta iniciativa decorreu nos dias 16 e 17 de março, em Lisboa, e foi organizado pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, VdA Academia e VdA e pela Startup Lisboa, com o apoio da Microsoft, da OutSystems, e a chancela da cátedra de Life Long Learning da UNESCO.

Durante um fim-de-semana, 16 equipas desenvolveram soluções tecnológicas com o objetivo de dar aos cidadãos acesso fácil a informação jurídica com vista a um mais eficaz exercício da cidadania. Bastaram 24 horas para que o grupo vencedor criasse – O Meu Amigo Jurista – uma tecnologia que permite analisar e classificar o nível de “legalês” (linguagem jurídica) dos documentos para que sejam acessíveis a qualquer cidadão.

O primeiro prémio, no valor de 7.000 euros, foi entregue à equipa constituída por Mário Santos (programador), Alexandra Adão (jurista), Maria Inês Nunes (jurista) e João Tomás (programador), todos eles colegas de trabalho da mesma empresa. “Ganhámos este desafio equilibrando os backgrounds diferentes para encontrar soluções em pouco tempo. Nós, juristas, conceptualizámos a ideia e os programadores acabaram por concretizá-la”, declarrou Alexandra Adão, citada em comunicado.

Em segundo lugar, e com um prémio de 2.000 euros, ficou o Vínculus, uma plataforma destinada a criar contratos simplificados para todas as pessoas e, em terceiro lugar, com um prémio de 1.000 euros, ficou o projeto Advogário, um glossário legal interativo que apoia a tradução da linguagem dos documentos referentes a multas e coimas.

O primeiro Legal Hackathon em Portugal juntou 64 profissionais e estudantes das mais variadas áreas: da gestão à engenharia e à advocacia. O objetivo era promover, através da inovação e da tecnologia, soluções que aumentem a autonomia e inclusão do cidadão, melhorando a sua compreensão da linguagem jurídica, nomeadamente em assuntos do seu quotidiano. Ao mesmo tempo, esta iniciativa quis acelerar a inovação dentro do sector de Legal Empowerment em Portugal.

Candidataram-se a esta maratona de programação mais de 180 pessoas de todo país, tendo sido selecionados 64 participantes. O Hackathon teve um rácio de participação de mulheres de 35%, uma taxa superior à normalmente registada neste tipo de iniciativas. “A adesão a este Legal Hackathon foi massiva, superou as nossas expectativas tanto em quantidade como em qualidade”, afirmou Margarida Couto, CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida, na abertura do evento.

O programa teve inicio no dia 16 de março pela manhã, com a constituição de equipas e com a talk de 3 oradores que inspiraram os participantes para esta maratona. Foram eles Johnson Semedo, ex-presidiário que tem hoje uma atividade social junto de jovens, no sentido de prevenir que tenham uma incursão em atividades delinquentes, Pedro Pimentel, vencedor da primeira edição do Hack For Good, hackathon promovido pela Fundação Gulbenkian, e Richard Kappel, fundadores do Mix Movement, um projeto que promove o encontro de pessoas com diferentes culturas.

As 24 horas da maratona iniciaram-se às 14h do dia 16 de março, sábado, e terminaram às 14h do dia 17 de março. Durante o hackathon os participantes foram acompanhados por uma equipa de mentores constituída por profissionais da VdA e da Startup Lisboa, das organizações parceiras, a Outsystems e Microsoft Portugal, de startups e dos parceiros académicos do ensino superior. O evento contou com o apoio da Ordem dos Advogados, Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Psicólogos e de muitas outras instituições de relevo que aderiram à iniciativa.

No final, todas as equipas apresentaram os seus projetos perante um júri constituído por Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico, João Vieira de Almeida, Managing Partner da VdA e Chairman da Fundação Vasco Vieira de Almeida, Abel Aguiar, Diretor Executivo para Parceiros e Pequenas e Médias Empresas da Microsoft Portugal, Ricardo Araújo, Diretor do Ecosystem Talent na Outsystems, Daniel Traça, Dean da Nova SBE, Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics e Luísa Neto, Associated Professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]