Isabel da Silva Mendes é candidata a Bastonária da Ordem dos Advogados

Isabel da Silva Mendes anunciou que será candidata nas próximas eleições para Bastonária da Ordem dos Advogados, previstas para o próximo mês de Novembro,  e aponta como maior prioridade “pôr ordem na Ordem, abrir as portas aos advogados, dar-lhes a confiança perdida e renovar a esperança no futuro”.

A advogada, com 30 anos de experiência, é atualmente vogal relatora do Conselho de Deontologia de Lisboa da Ordem dos Advogados e Vice-Presidente da Direção da ADVSF (Associação de Advogados Sem Fronteiras de Língua Portuguesa).

Em comunicado, Isabel da Silva Mendes refere que a sua candidatura procura “servir a advocacia, os advogados e os cidadãos e não servir-se destes em circunstância alguma”. Entre os principais pontos que defende estão a preparação dos advogados para “as novas formas e matérias de Direito que as novas tecnologias e a Inteligência Artificial irão levantar”, a negociação urgente da “atualização dos valores tabelados para pagamento de honorários no apoio judiciário” e o “combate intransigente à procuradoria ilícita”.

Exerço a advocacia nos tribunais, hoje em prática societária, outrora em prática individual e estou inscrita no Apoio Judiciário. Conheço bem a vida dos advogados, da Ordem, da classe porque vivo, in loco, os mesmos problemas. Mas há que dar esperança aos advogados, porque o futuro promete e a todo o momento surgem novos desafios aliciantes que requerem uma preparação contínua”, sublinha a advogada, no mesmo comunicado.

Já em relação aos apoios à sua candidatura, Isabel da Silva Mendes confessa ter muitos dos pares a seu lado: “Conto com advogados que prestigiam a advocacia, de todos os quadrantes, idades, ideologias, sem excluir ninguém. A Ordem não é para uma elite, é para todos. Estão comigo advogados que, pelo seu perfil, têm contribuído para dignificar a profissão, que nunca se deixaram arrastar para relações pouco claras entre o poder político e a classe. Esta é uma candidatura autónoma, sem ligações aos poderes instalados, um projeto de e para os advogados que pretende devolver à profissão o seu papel determinante na sociedade”.

A advogada junta-se, assim, a Guilherme Figueiredo (atual Bastonário), Luís Menezes Leitão (Presidente do Conselho Superior da Ordem dos Advogados) e António Jaime Martins (Presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados), na corrida pelo cargo de Bastonário da Ordem dos Advogados.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]