Aprovado sistema de voto electrónico para as eleições da Ordem dos Advogados

O sistema de voto electrónico para as próximas eleições dos órgãos da Ordem dos Advogados, a ter lugar no próximo mês de Novembro, foi aprovado esta segunda-feira em Assembleia Geral na Ordem dos Advogados por 988 votos a favor e 757 contra.

O Bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo, manifestou, numa nota da Ordem dos Advogados enviada às redações, a sua satisfação na aprovação do voto electrónico “convicto que é o melhor para a advocacia portuguesa, para os advogados e para a Ordem dos Advogados”.

Vamos começar desde já a trabalhar no novo regulamento eleitoral, que inclui o voto electrónico. Temos vindo a preparar exaustivamente este processo desde Fevereiro de 2018. As questões técnicas para a eleição de Novembro estão pensadas desde o início do ano e temos propostas credíveis que respondem às exigências colocadas no prazo de conclusão definido”, declarou Guilherme Figueiredo, citado no mesmo comunicado.

“É importante salientar que a infraestrutura vai residir num centro de dados certificado, não propriedade da OA, sem qualquer controlo por parte desta, assegurando segurança da infraestrutura tecnológica que suporta as aplicações disponibilizadas aos eleitores. Há também garantia de segurança relativa à forma como as credenciais de voto são geradas e como são disponibilizadas aos eleitores”, concluiu o Bastonário da Ordem dos Advogados.

Segundo o comunicado da Ordem dos Advogados, “esta era uma das linhas programáticas deste Conselho Geral, desde a tomada de posse em janeiro de 2017” e que esta medida, “para além de ir ao encontro da necessidade de inovação crescente nos dias de hoje e com a qual a maioria dos advogados já estão familiarizados, introduz, na opinião do Conselho Geral, transparência, facilidade, fiabilidade, segurança e poupança comparativamente com um sistema de votação tradicional, que foi testado, não só no 8.º Congresso da Ordem dos Advogados, como já é aplicado em Portugal em outras associações públicas e em outros países”.

As eleições dos órgãos da Ordem dos Advogados para o triénio 2020-2022 terão lugar em Novembro. Além do atual Bastonário, Guilherme Figueiredo, estão na corrida para a liderança da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, Isabel de Silva Mendes, António Jaime Martins e Varela de Matos.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]