Todos os anos os diretórios internacionais dão cada vez maior importância ao feedback obtido junto dos referees indicados pelas sociedades de advogados (a referee is usually a client but it can be anyone who has good experience and knowledge of the firm, de acordo com a Chambers).
Com alguma frequência o maior obstáculo a uma subida no ranking é a ausência de feedback por parte dos referees indicados. Como em tudo na nossa vida, também neste processo de escolha existem algumas regras de ouro e de senso comum que devemos seguir. Vejamos algumas:
- Indique referees com os quais tenha trabalhado recentemente (de preferência nos últimos 12 meses);
- Escolha referees com os quais os advogados tenham trabalhado nas operações que vai incluir na submissão;
- Selecione referees que saibam falar (positivamente) da equipa envolvida nas operações e elogiem a sociedade no geral e os advogados individualmente. Olhe para a sua estratégia anual para os diretórios [ver o meu artigo Diretórios e rankings jurídicos: como escolher e gerir] e veja se os referees que quer indicar trabalharam com os advogados que quer que apareçam / subam nos rankings;
- Indique os indivíduos com os quais tenha trabalhado diariamente, estejam disponíveis para entrevista e dêem feedback positivo. Os researchers não se impressionam com títulos. Não escolha o CEO da empresa apenas para impressionar;
- Prefira indicar referees que conheçam bem a sua equipa e o mercado jurídico em geral. De preferência que tenham também trabalhado com outros escritórios e advogados, pois neste caso a opinião positiva relativamente aos seus advogados e sociedade tem um maior peso;
- Aponte referees que falem inglês. As entrevistas são na sua maioria conduzidas em inglês, embora com frequência para o mercado Português surjam researchers de nacionalidade brasileira.
- Já agora, o que não se deve fazer:
- Tome nota se o mesmo referee é listado em mais do que um diretório para rankings de diferentes áreas. Não sature o referee com muitas entrevistas;
- Não inclua os mesmos referees ano após ano, salvo se tiver com este uma relação muito próxima. Senão poderá haver o efeito perverso de este ignorar o email/telefonema do researcher. E, muitas vezes, só há uma ou duas oportunidades para este contacto. Lembre-se que o researcher tem milhares de contactos para efetuar;
- Evite indicar mais do que um contacto por empresa. Demonstre a sua diversidade de clientes e de setores em que atua;
- Respeite o número de referees aceite por cada diretório. A Chambers só aceita 20 referees, enquanto o Legal 500 aceita um número ilimitado. A diferença é que, enquanto a Chambers faz um contacto inicial por telefone e, posteriormente, por email caso o primeiro contacto falhe, o Legal 500 envia um email massivo a todos os referees Peça aos advogados para alertarem os seus referees para este tipo de email;
- Last but not the least, não se esqueça de pedir permissão ao referee para indicar o seu nome e contacto.
- Como escolher?
- Acessibilidade. Relevância. Positividade.
Escolha pessoas com as quais tenha trabalhado recentemente, que sejam acessíveis, estejam dispostas a serem entrevistadas (via telefone ou email) e sejam 100% positivas acerca do trabalho desenvolvido pela sociedade e pelos seus advogados.
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