Estão abertas as candidaturas para a nova edição do Cuatrecasas Acelera

A aceleradora de startups legaltech e de alta complexidade jurídica da Cuatrecasas iniciou o processo de inscrições para a 5.ª edição. O Cuatrecasas Acelera, o primeiro programa de aceleração de startups da Europa promovida por uma sociedade de advogados, e que já impulsionou quase 30 projetos, vai passar grande parte do seu programa ao formato digital.

Esta edição vai colocar o foco nas tecnologias blockchaine na inteligência artificial e vai entregar às seis startups selecionadas uma carteira digital com 80 tokens que vão poder ser trocados por assessoria jurídica com base na tecnologia blockchain. O programa vai contar com a colaboração da Netmentora, Microbank e Alastria.

O processo de seleção irá valorizar projetos com soluções inovadoras para a advocacia de negócios, de base tecnológica e de elevada complexidade jurídica de outros âmbitos, que ofereçam soluções para a digitalização do negócio e projetos centrados em soluções de tecnologias blockchain e SmartContracts. Para poder participar, as startups devem ter um produto mínimo viável (MVP) e contar com uma equipa sólida. Para além disso, devem ter sido constituídas há menos de cinco anos. Os projetos selecionados vão receber durante quatro meses apoio jurídico, de negócio e tecnológico, assim como acesso a clientes e financiamento. Uma rede de mentores e especialistas de várias áreas de negócio, externos à Cuatrecasas, também vão acompanhar asstartups durante todo o programa.

Paralelamente, o programa Fast Track vai selecionar duas startups legaltech ou tecnológicas mais maduras, desenvolvendo com estas um caso de uso orientado para alguns dos desafios estabelecidos pela Cuatrecasas: maximização do conhecimento coletivo, melhoria da produtividade e da eficiência através da automatização e blockchain e criação de contratos inteligentes aplicáveis aos negócios. O objetivo deste projeto-piloto é permitir às empresas conhecer e validar a viabilidade das suas iniciativas num contexto profissional real.

A convocatória para participar nesta 5.ª edição vai permanecer aberta até 7 de julho. A 17 de junho vai decorrer a jornada informativa, via webinar, na qual vai ser apresentado o programa aos interessados e os participantes nas anteriores edições vão contar a sua experiência. Em setembro, vão ser pré-selecionadas entre 20 e 25 iniciativas para o programa de aceleração e quatro startups para o Fast Track e serão dadas a conhecer as startups selecionadas: seis para o primeiro programa e duas para o segundo.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]