Cuatrecasas participa em debate em Londres sobre crédito malparado

O sector bancário e financeiro português vai estar em destaque na 10.ª edição da conferência NPL Europe 2020, dedicada a debater os créditos não produtivos (mais conhecidos em Portugal por “malparado”), ou non-performing loans (NPL) e que o decorre a 5 e 6 de Março, em Londres.

Manuel Requicha Ferreira, sócio do departamento de Bancário, Financeiro e Mercado de Capitais da Cuatrecasas, irá participar no debate sobre o desenvolvimento da actividade de servicing (recuperação de crédito) e a forma como tem correspondido à procura pela parte de investidores; os factores que tornam o mercado português atrativo para os investidores; os ativos que os bancos têm levado ao mercado na sequência de um ano de 2019 marcado pela venda de portfólios significativos do Novo Banco; e os principais pontos que marcaram as vendas de portfólios e servicing dos últimos 12 meses.

Nos últimos anos, os bancos portugueses têm tentado a redução dos créditos não produtivos que chegaram a ter um peso de quase 18% do crédito total, em junho de 2016, segundo dados do Banco de Portugal.

Esta conferência internacional, organizada pela SmithNovak, reúne mais de 300 delegados de cerca de 150 das mais ativas empresas europeias que atuam no mercado internacional de dívidas reestruturadas. Chipre, Espanha, Grécia, França, Portugal, Reino Unido, República da Irlanda e Turquia são alguns dos mercados que vão estar em análise.

Os principais tópicos abordar cobrem plataformas online, estratégias dos investidores, securitização, Real Estate Owned (REO’s), serviços de recuperação de crédito (servicing) e PropTech (Property Technology ou Real Estate Technology).

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.