Criada associação para apoiar os jovens advogados dos países lusófonos

A Associação Internacional de Jovens Advogados de Língua Portuguesa (JALP) é uma nova associação que tem como objectivo principal, apoiar, integrar e representar os jovens advogados oriundos dos países de língua oficial portuguesa, “pretendendo assumir-se como um pólo agregador e voz activa e intransigente das inquietações e interesses dos seus associados”.

Com sede em Portugal, a JALP “quer ter um papel relevante no enquadramento dos jovens advogados no contexto jurisdicional lusófono e no movimento linguístico-cultural onde se insere a nova portugalidade”. Os órgãos sociais da JALP são compostos por advogados inscritos em diversos países que integram a Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), entre eles, Angola, Brasil, São Tomé e Príncipe e Região Administrativa Especial de Macau, para além de Portugal.

A Direção da JALP é composta por Francisco Goes Pinheiro (Presidente) Márcia Martinho da Rosa e José Briosa e Gala (Vice-Presidentes), Nayda Silveira d’Almeida (Vogal) e Natália Campos Rocha (Secretária-Geral).  A Mesa da Assembleia Geral será composta por Manuel Ferreira Mendes (Presidente), Carlos Eduardo Coelho (Vice-Presidente) e Maria Inês Costa (Secretária). Finalmente, o Conselho Fiscal será composto por Catarina Fernandes (Presidente), José Borges Guerra (Vice-Presidente) e Barros Gaspar Simão (Vogal).

De acordo com o comunicado da associação, podem fazer parte da JALP quaisquer advogados ou advogados estagiários devidamente inscritos nas respectivas ordens profissionais de qualquer país da CPLP, desde que a inscrição definitiva não tenha ocorrido há mais de vinte anos.

Podem, ainda, integrar a JALP os membros honorários e colectivos, sendo os primeiros, advogados que se notabilizaram no exercício da profissão ou no contexto da CPLP e os associados colectivos, as entidades que desempenhem um papel de relevo nas jurisdições anteriormente referidas ou que prossigam interesses comuns ou similares aos prosseguidos pela associação.

A Associação Internacional de Jovens Advogados de Língua Portuguesa “visa ainda protecção da língua portuguesa no contexto da profissão de advogado e o futuro dos advogados e advogados estagiários na CPLP”, remata o comunicado.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]