Luís Menezes Leitão formaliza candidatura a Bastonário dos Advogados

Luís Menezes Leitão formalizou, na passada quinta-feira, a sua candidatura a Bastonário da Ordem dos Advogados para o triénio 2020-22. Os advogado vai disputar o cargo de bastonário com António Jaime Martins, Ana Luísa Lourenço, Guilherme Figueiredo (o atual bastonário), Isabel da Silva Mendes e Varela de Matos.

Acompanhado por dezenas de colegas advogados, Luís Menezes Leitão entregou as necessárias assinaturas legais e demais documentos processuais, constituindo-se assim candidato oficial nas eleições agendadas para novembro.

Simultaneamente, formalizaram-se as candidaturas de membros ao Conselho Geral, do Conselho Superior, liderado por Paula Lourenço, do Conselho Fiscal, liderado por Miguel Matias, do Conselho Regional do Porto, liderado por João Carapeto, ao Conselho Regional de Coimbra, liderado por José Trincão Marques e ao Conselho Regional da Madeira, liderado por Paula Margarido.

Na mesma ocasião entregarem as respectivas assinaturas legais os candidatos a membros do Conselho de Deontologia de Lisboa, presidido por Paulo da Silva Almeida, e do Conselho de Deontologia do Porto, Paula Alexandra Ferreira.

O candidato ao Conselho Regional de Coimbra terá ao seu lado como vice-presidente Verónica Mendes (Coimbra). A restante equipe é constituída por João Carlos Lages (Oliveira de Frades), Maria João Brigeiro (Aveiro), Anabela Estanqueiro (Tomar), Vítor Lavajo (Guarda), Patrícia Pascoal (Leiria), Ana Paula Valentim (Coimbra), João Antunes dos Santos (Pombal), Cristina Gregório (Castelo Branco) e José Pinto Coelho (Figueira da Foz).

Sob o lema “Por uma Advocacia ao serviço da Justiça”, a candidatura de Paula Margarido ao Conselho Regional da Madeira pugna “pelo aperfeiçoamento das instituições jurídicas através da dignificação desta nobre profissão, essencial num Estado de Direito, pois sendo o Advogado respeitado todos os intervenientes judiciários serão honrados”.

A equipa de Paula Margarido é composta por Carla Menezes, actual Vogal do Conselho Regional e por Rui Pestana, Patrícia Viveiros, Eduardo Brito Rodrigues e Manuel Pita. O mandatário será França Pitão e a mandatária jovem Zita Sousa. Já o delegado de Santa Cruz será Pedro Reis Pereira, a delegada da Ponta do Sol Sara Madalena, de São Vicente e Porto Moniz Simone Teixeira e do Porto Santo Sofia Dias.

Na segunda-feira, foi a vez de Luís Silva apresentar, junto da Ordem dos Advogados, a sua candidatura a Presidente do Conselho Regional de Lisboa. “Proximidade, Diálogo e Compromisso” são os três pilares do programa eleitoral de Luís Silva, que lidera uma equipa de 21 elementos afectos ao Conselho Regional de Lisboa, cujo raio de ação se estende de Peniche a Sesimbra, incluindo a Grande Lisboa.

O candidato ao Conselho de Lisboa terá ao seu lado como vice-presidentes, Felisbela  dos Reis (Sesimbra), José Carlos Cardoso (Seixal) e Ana Luísa Costa (Lourinhã). A restante equipe é constituída por Aida Almeida Franco (Amadora), Ana Novaes e Silva (Lisboa), António Pinto Pereira (Lisboa),  Cláudia Gomes de Matos (Seixal), Carla Lima Vaz (Lisboa), Filipa Rodrigues Oliveira (Lisboa), Helena Barata (Cascais), Luís Filipe Santos (Sintra), Lurdes Apolinário (Vila Franca de Xira), Maria de Lurdes Vaz  (Cascais), Miguel Bettencourt da Câmara (Lisboa), Miguel Santos Pereira (Lisboa), Sofia Silva e Sousa (Lisboa), Sofia Coelho Pereira (Lisboa), Pedro Brandão de Oliveira (Barreiro  e Pedro Dias Ferreira (Lisboa).

Cerca de 32 mil advogados portugueses vão ser chamados a eleições no próximo mês de Novembro (27, 28 e 29) para escolher o Bastonário e os órgãos nacionais e regionais. Pela primeira vez, o acto eleitoral realiza-se com recurso ao voto electrónico.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]