Cuatrecasas avança na “tokenização” dos serviços jurídicos

A Cuatrecasas dá mais um passo na inovação dos seus serviços ao converter em tokens o seu maior activo: o conhecimento e a assessoria jurídica. Trata-se de uma prova-piloto aplicada de forma singular e exclusiva às empresas Blocktac e FuVeX, vencedoras da terceira edição do Cuatrecasas Acelera, uma aceleradora de startups de elevada complexidade jurídica.

Os tokens são baseados em tecnologia blockchain e usam smartcontracts, conferindo ao seu portador acesso a aconselhamento jurídico. Desta forma, a Cuatrecasas vai lançar um pacote de 80 tokens, cada um dos quais representa 15 minutos de dedicação da parte de um advogado, e que ao todo equivalem a 20 horas de assessoria jurídica.

De acordo com o comunicado da firma, o utilizador ou cliente irá dispor de uma carteira virtual através da qual poderá converter os tokens e aferir o saldo real graças ao smartcontract, que validará a prestação do serviço e evitará a transferência a partes terceiras. Outra das vantagens deste sistema é que os documentos trabalhados pela sociedade referentes aos assuntos desenvolvidos para o cliente ficam incorporados na rede blockchain, garantindo a confidencialidade da informação.

Estamos muito entusiasmados com a primeira emissão de tokens. É algo inédito no sector e por isso vamos fazer ensaios com alguns dos projectos mais interessantes que integraram o nosso programa de aceleração. Queremos testar de um modo seguro e confidencial a tecnologia blockchain e os smart contracts, e estamos convencidos de que esta iniciativa tem muito potencial”, refere Rafael Fontana, presidente executivo da Cuatrecasas.

Os vencedores do Cuatrecasas Acelera, conhecidos a 13 de Fevereiro, foram a Blocktac, que é uma aplicação baseada em tecnologia blockchain que permite detectar falsificações de documentos oficiais e produtos de diversa natureza; e a FuVeX, que é um projecto que tem como objectivo fornecer a instituições e empresas um serviço de drones para monitorização ou transporte de mercadorias, voando grandes distâncias de forma segura, fácil e legal.

Esta iniciativa soma-se a outros projectos de inovação, como sejam o lançamento do Cuatrecasas Ventures, uma sociedade de investimento em projectos LegalTech, a implementação de inteligência artificial (IA) para revisão de contratos, ou os cursos de formação para melhorar as competências digitais dos seus profissionais e o conhecimento das novidades que estão a transformar a advocacia de negócios.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]