CMS lança obra de homenagem a Rui Pena

Pintura de Gonçalo Pena e fotografia de Frederico Brízida

A obra “Estudos em Homenagem a Rui Pena”, que reúne um conjunto de testemunhos e artigos jurídicos da autoria de amigos, colegas e personalidades próximas do advogado Rui Pena, vai ser apresentada no dia 23 de Outubro, no Salão Nobre da Ordem dos Advogados.

Esta obra insere-se num conjunto de iniciativas de homenagem que a sociedade de advogados CMS Rui Pena & Arnaut decidiu empreender, após a morte do seu fundador, em Janeiro de 2018 e reúne nomes da advocacia, da política e do tecido empresarial nacional, que foram mais próximos de Rui Pena.

Entre os testemunhos, contam-se os do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, dos empresários João Pereira Coutinho e Manuel Gallo, entre outros amigos. A par dos testemunhos, são mais de 40 artigos jurídicos assinados por académicos e colegas advogados que se juntaram a esta iniciativa que releva a dimensão mais marcante da carreira de Rui Pena: a advocacia.

A coordenação dos “Estudos em Homenagem a Rui Pena”, editados pela Almedina, foi assumida por Nuno Pena e Pedro Melo, com o apoio de Rui Machete, José Matos Correia e Agostinho Pereira de Miranda, que com os primeiros integraram a comissão organizadora.

O meu Pai sempre se alegrou com a partilha do seu tempo, sabedoria e conhecimento e, em bom rigor, cada um dos estudos que compõem esta obra constituiu um exercício de algum modo semelhante, de esforço e partilha. Considero, por isso, que esta é, porventura, a mais adequada das homenagens que podíamos fazer-lhe e aquela que o deixará certamente mais reconhecido”, referiu Nuno Pena.

A par da obra, a CMS Rui Pena & Arnaut lançou também o Prémio Rui Pena – Direito da Energia, que este ano já vai na seu segunda edição, e que visa distinguir os melhores trabalhos académicos nesta área de investigação jurídica.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.