Catarina Monteiro Pires nomeada árbitra internacional da SCIA

Catarina Monteiro Pires, sócia da Morais Leitão, foi convidada a integrar o painel de árbitros internacionais da SCIA, hoje também conhecida por South China International Economic and Trade Arbitration Commission.

Estabelecida com o intuito de resolver litígios através de arbitragem – tanto no panorama doméstico como no internacional – a SCIA é a primeira instituição chinesa de arbitragem a integrar árbitros de jurisdições estrangeiras. Catarina Monteiro Pires será agora, por um mandato de três anos, um desses quadros internacionais.

Conhecida também como Shenzhen Arbitration Commission ou South China International Economic and Trade Arbitration Commission, a SCIA foi criada em 1983 na Zona Económica Especial de Shenzhen, China. Em 2012, adotou as suas próprias regras de arbitragem, tornando-se a primeira instituição nacional de arbitragem prevista na legislação chinesa.

Ao longo de mais de três décadas de prática arbitral, a prestigiada comissão desempenhou funções de mediação e arbitragem em 116 países e regiões, tendo alcançado uma reputação de credibilidade internacional, fruto dos esforços comuns de árbitros provenientes de mais de 50 países, nos quais se incluirá agora a portuguesa Catarina Monteiro Pires.

Para a também professora universitária, estes convites são “desafios certamente enriquecedores”.

Catarina Monteiro Pires dedica a sua atividade à resolução de litígios, em especial a arbitragem, doméstica e internacional, atuando como árbitro e como advogada, representando clientes, nacionais e estrangeiros. É também árbitro da lista do Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

A presença de sócios da Morais Leitão no mercado chinês faz parte de uma estratégia consequente e estruturada a partir da sua rede Legal Circle, que une parcerias em Lisboa, Porto, Funchal, Angola, Moçambique, Macau e, mais recentemente, Hong Kong. 

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]