VdA e CBRE lançam guia de investimento imobiliário em Portugal

A VdA e a CBRE, consultora para o setor imobiliário, apresentaram esta terça-feira, dia 20, a 3ª edição do “The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide”, um guia de investimento imobiliário em Portugal “que pretende ser um manual prático com a informação essencial para apoiar investidores estrangeiros no mercado português”.

O guia faz um levantamento da evolução do sector imobiliário nacional nos últimos dez anos, “recorrendo também a indicadores macroeconómicos, fazendo uma análise aos grandes vetores do setor, nomeadamente, escritórios, comércio, logística, mercado residencial e hoteleiro. Por outro lado, o guia disponibiliza um enquadramento legal e fiscal das matérias relevantes para o investimento imobiliário em Portugal”, segundo o comunicado enviado às redações.

Sob a coordenação de Miguel Marques do Santos (sócio), Pedro Pereira Coutinho (associado coordenador) e João Fitas (associado) da área de Imobiliário & Ambiente, Francisco Cabral de Matos (associado coordenador) e Filipe de Vasconcelos Fernandes (consultor) da área de Direito Fiscal, foram os advogados da VdA que participaram na criação deste guia.

De acordo com o “The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide”, em 2017 Portugal atingiu um novo recorde no volume de investimento em imobiliário comercial (isto é, imobiliário gerador de rendimento) de 2,2 mil milhões de euros, verificando-se a estreia de diversos novos investidores e o reforço da presença de muitos outros. Apesar de um aumento significativo do investimento de origem nacional em 2017, o mercado internacional tem apresentado um peso preponderante, desde a retoma económica, representando em 2017 aproximadamente 80% do capital investido.

O investimento em promoção imobiliária, nomeadamente no setor residencial, “atravessa também atualmente uma dinâmica nunca antes vista, o que justifica a inclusão nesta edição do “The Property Handbook” de um novo capítulo legal sobre Planeamento e Licenciamento”, remata o comunicado.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]