Morreu o advogado João Soares da Silva

Faleceu este domingo, aos 65 anos, João Soares da Silva, sócio e presidente do Conselho de Administração da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados (MLGTS). O advogado era também coordenador do departamento de corporate e da equipa de comercial e societário e mercado de capitais.

Foi a MLGTS, em comunicado, que anunciou a morte do advogado:”É com profunda tristeza e pesar que a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados comunica o falecimento do seu sócio fundador, Presidente do Conselho de Administração e grande advogado João Soares da Silva”.

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1975) e pós-graduado em Finanças pelo CIFAG – Instituto das Participações do Estado, João Soares da Silva frequentou o curso International Aspects of Legal Finance do Queen Mary and Westfield College da Universidade de Londres. Era ainda Certified International Director (IDP-C) pelo INSEAD.

Inscrito na Ordem dos Advogados desde 1979, foi presidente do júri nomeado pelo Conselho Geral para apreciação dos pedidos de atribuição do título de advogado especialista em direito financeiro, membro fundador do Instituto dos Valores Mobiliários, membro do ECGI – Instituto Europeu de Corporate Governance, membro do Club of Florence – Istituto Internazionale per una buona Corporate Governance, membro da INSEAD International Directors Network e membro do INSEAD Corporate Governance Center.

Enquanto advogado, João Soares da Silva foi responsável por “um importante número de operações e projectos de grande dimensão e complexidade em Portugal e no estrangeiro, sendo justamente reconhecido pela excelência e extrema elegância do seu trabalho jurídico”, frisa o comunicado da MLGTS enviado às redações.

Muito recentemente, publicou “A propósito de Corporate Governance e de Direito das Sociedades e dos Valores Mobiliários: escritos vários”, uma colectânea de vinte anos de estudos e reflexões sobre temas de direito das sociedades e dos valores mobiliários e corporate governance, partilhando uma experiência prática única com um conhecimento teórico admirável.

“João Soares da Silva marcou várias gerações de advogados. Começou como estagiário de Miguel Galvão Teles, de quem foi aluno, e tornou-se seu sócio durante 30 anos. A história e a cultura da MLGTS foram indelevelmente vincadas pela sua personalidade e pela sua visão sobre a advocacia, defendendo a dedicação absoluta na defesa do interesse alheio. Mas não só: João Soares da Silva deixa como legado uma marca irrepetível na advocacia nacional, onde imprimiu um estilo muito próprio e admirado, com uma capacidade estratégica notável e uma expressão de uma síntese e clareza verdadeiramente distintas”, frisa o comunicado.

O velório realiza-se amanhã, dia 7 de Agosto, a partir das 15 horas, na Capela dos Claustros da Basílica da Estrela. A Missa de Corpo Presente decorrerá no mesmo local na quarta-feira, pelas 10 horas e 30 minutos.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]