Encontro internacional de arbitragem reúne especialistas em Coimbra

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra recebe o VIII Encontro Internacional de Arbitragem de Coimbra, entre 11 e 13 de Outubro.

A iniciativa visa debater o futuro da Arbitragem, reunindo alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais da área.

O evento, considerado o mais  relevante encontro internacional de Arbitragem a decorrer em Portugal, é, uma vez mais, organizado por José Miguel Júdice, sócio fundador da PLMJ Arbitragem, e por António Pinto Leite, sócio fundador e coordenador do Departamento de Contencioso e Arbitragem da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados .

Neste encontro serão abordados temas como “Regras especificas para a arbitragem com o estado: serão mesmo necessárias?”,  o “Futuro da arbitragem internacional”, a “Inteligência artificial e arbitragem” e a “Arbitragem societária”.  Realizar-se-á ainda um jantar de gala na Quinta das Lágrimas, em homenagem a dois árbitros, um português e um brasileiro: António Pinto Monteiro e Carlos Alberto Carmona. No último dia, na sessão de «hot topics», serão debatidos temas polémicos, como as Regras de Praga, sob o mote: “Arbitragem e regulamentação: engessamento ou previsibilidade?”.

Sobre o Encontro, que irá contar com especialistas de países como Portugal, Espanha, Grécia, França e Brasil, José Miguel Júdice considera ser “um momento de dimensão maior, fruto de um leque de presenças cuja reputação e prestígio global encontram-se acima de qualquer dúvida. Esta é uma área que é que cada vez mais importante para a promoção de uma justiça mais rápida e eficaz, pelo que urge entender-se que o futuro passa pela Arbitragem, sobretudo em litígios que têm uma característica técnica muito grande. Como tal, queremos continuar a ter o prazer de trazer a Portugal, neste caso a Coimbra, alguns dos maiores especialistas internacionais na matéria.” Por seu lado, António Pinto Leite refere que «os Encontros de Coimbra tornaram-se uma instituição, que perdurará por muitos anos e para além daqueles que os conceberam e criaram. Com esta instituição, Coimbra passou a constar como uma das capitais da arbitragem internacional, o que é motivo de orgulho para a comunidade arbitral lusófona».

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]