O Primeiro-Ministro, António Costa, vai estar presente na inauguração da Casa da Jurisprudência no renascido Colégio da Trindade da Universidade de Coimbra, que terá lugar esta quarta-feira, dia 25 de Outubro, pelas 11 horas.

As obras de reabilitação do antigo Colégio da Trindade, edifício datado do século XVI e situado entre o Paço das Escolas da Universidade de Coimbra e a Couraça de Lisboa, na zona classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, custaram cerca de sete milhões de euros. Segundo o comunicado da Universidade de Coimbra, “uma parte do financiamento foi assegurada pelo Programa Mais Centro e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, a outra pela própria Universidade”.

Agora, o Colégio da Trindade dá lugar à Casa da Jurisprudência da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), um centro de ensino e investigação na área das ciências jurídicas.

Para o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, “a recuperação da última grande ruína da alta universitária, que é a maior obra efetuada na zona histórica da Universidade de Coimbra desde a construção dos edifícios do Estado Novo, marca bem a diferença de atitude perante o património, pois já não se arrasa para construir de raiz, mas se recupera para um uso moderno um edifício com séculos de história”.

A Universidade de Coimbra é única pelo fecundo encontro que permite entre um passado pleno de relevância e a construção do futuro por caminhos sempre novos. Este Colégio representa esse espírito por inteiro”, acrescentou.

O Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Rui de Figueiredo Marcos, destaca, por sua vez, que “o Colégio da Trindade representa, sem dúvida, um elemento precioso na expansão dos projetos da Faculdade. Destina-se a albergar o curso de Jurisprudência que em breve a FDUC vai oferecer no sentido de proporcionar, essencialmente aos seus estudantes e licenciados, uma formação de cariz prático assente em ilustrações de casos jurisprudenciais. Contará com a colaboração de magistrados, advogados e de outros profissionais do foro”.

Rui de Figueiredo Marcos refere ainda que “no Colégio da Trindade habitará também o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito que tem como missão primeira realizar obra de investigação no domínio da ciência jurídica. Terá, seguramente, o futuro por si”.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]