Pedro Barbas Homem é o novo Reitor da Universidade Europeia

O antigo Diretor do Centro de Estudos Judiciários, Pedro Barbas Homem, é o novo Reitor da Universidade Europeia, assumindo funções já no início deste ano letivo. Doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, o novo Reitor assumirá, em paralelo, a função de Chief Academic Officer do Grupo Laureate International Universities em Portugal que, a par da Universidade Europeia, detém também o IPAM e o IADE – Universidade Europeia.

A Universidade Europeia tem vindo a destacar-se no panorama nacional de ensino superior pela sua qualidade, modelo académico inovador mas também pelas suas áreas de especialização que, cada vez mais, são desenvolvidas numa perspetiva internacional de forma a investir numa formação sem fronteiras e atraindo jovens de outros países. É, por isso, um grande orgulho poder integrar este desafio e ajudar a posicionar a Universidade Europeia como uma instituição de excelência no contexto mundial”, referiu Pedro Barbas Homem.

O objectivo é “reforçar a qualidade e diferenciação do projeto educativo centrado na realização pessoal e profissional dos estudantes, formando cidadãos do mundo e agentes ativos de mudança”. O novo Reitor pretende que “a instituição continue a distinguir-se como uma universidade internacional de referência e a primeira escolha para estudantes e para recrutadores”.

Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Pedro Barbas Homem foi Pró-reitor (2008-2010) e Vice-reitor (2010-2011) da Universidade de Lisboa. É também coordenador da Comissão do Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, foi professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e convidado e visitante em universidades dos EUA, Brasil, Índia, Angola e Moçambique. Desde 2007,  é ainda membro da Comissão de Conciliação e Bons Ofícios dos Diferendos entre os Estados da UNESCO.

Entre 2011 e 2016,  foi Diretor do Centro de Estudos Judiciários e é, desde 1984, advogado inscrito na Ordem dos Advogados, tendo, em 2016, integrado a sua Comissão de Legislação.

Especialista na área do Direito, publicou mais de 10 livros nas áreas da História do Direito, Teoria e Filosofia do Direito e do Estado, Relações Internacionais, História das Relações Internacionais, História das ideias Políticas e Direito da Educação. Escreveu também vários artigos científicos e anotações, nomeadamente, nos domínios do Direito do Medicamento, Metodologia Jurídica e Teoria do Direito e Direito da Educação.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]