Jorge Silva eleito Bastonário da Ordem dos Notários

Jorge Silva é o novo Bastonário da Ordem dos Notários. O notário da Maia venceu as eleições com 51,58 % dos votos.

Num comunicado, a lista vencedora indica que as eleições decorreram ao longo de toda a semana, culminando no sábado com votação presencial, na sede da Ordem dos Notários, em Lisboa.

A Lista A, liderada por Jorge Silva que se apresentou a votos com a pretensão de fazer uma “revolução digital” no notariado português, obteve 51,58 % dos votos expressos, enquanto a lista adversária se ficou pelos 43,7%, dos 380 votos expressos.

Foram ainda eleitos Francisca de Castro, como vice-presidente da Direção, Constança Oliveira, tesoureira da Direção, Lúcia Ataíde e Ana Raquel Simões, vogais, e Patrícia Rizzo Fernandes, Aida Sousa e Ricardo Correia (respetivamente primeira, segunda e terceiro suplentes da lista para a Direção).

A lista para o Conselho Supervisor liderada por Cristina Moura Ramos foi eleita com 54,5% dos votos expressos e a Lista para o Conselho Fiscalizador, liderada por Filipa Falcão, foi eleita com 46,9% dos votos expressos.

Jorge Silva manifesta a sua satisfação com o resultado obtido, que corresponde “à vontade de mudança dos notários portugueses e uma opção por um processo de modernização da profissão sem precedentes”.

O novo bastonário manifesta “vontade de começar a trabalhar o mais rapidamente possível com o Governo e com os demais agentes na reforma de um sistema de justiça que precisa de inovar para corresponder às expectativas legítimas de cidadãos e empresas”.

O agora eleito líder dos notários portugueses acredita que “o futuro do notariado está na desmaterialização” e quer, por isso, fazer uma “revolução digital” que permita agilizar os processos, diminuir a burocracia e tornar a atividade de notário adequada às atuais exigências dos cidadãos, empresas e instituições.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.