Dezoito meses após a abertura do primeiro escritório no México, a Cuatrecasas promoveu uma cerimónia para celebrar a sua presença neste país. O evento decorreu no Museu Tamayo, na Cidade do México, e reuniu 300 convidados.

A cerimónia contou com a abertura por parte do embaixador de Espanha no México, Luis Fernández-Cid Alas-Pumariño, a que se seguiu uma mesa redonda sobre o panorama do investimento entre o México e a União Europeia, tema que foi analisado por Felipe de Jesús Calderón Hinojosa, ex-Presidente do México, e António Vitorino, ex-Comissário Europeu para a Justiça e os Assuntos Internos e sócio da Cuatrecasas. O embaixador de Portugal no México, Jorge Ayres Roza de Oliveira, também marcou presença na cerimónia.

A União Europeia é a segunda fonte de investimento estrangeiro do México, ao acumular mais de 160.000 milhões de dólares (aproximadamente 138.000 milhões de euros) nos últimos 17 anos, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores espanhol. De resto, Espanha lidera o Investimento Estrangeiro Directo no continente europeu com cerca de 3.000 milhões de euros investidos no último exercício. “Actualmente, mais de 5.700 empresas da região contam com capital espanhol, um fenómeno que contribuiu para gerar cerca de 130.000 postos de trabalho”, refere a sociedade, em comunicado.

Segundo dados revelados em Julho de 2017 pelo embaixador do México em Portugal, Alfredo Pérez Bravo, nos últimos dois anos estabeleceram-se no México mais de cem empresas portuguesas, alcançando um total de 162. No que diz respeito ao comércio bilateral, alcançou 588 milhões de dólares em 2016, o que representou um crescimento acumulado de 152% desde 1999.

Rafael Fontana, presidente executivo da Cuatrecasas, reafirmou a aposta no escritório do México: “O escritório mexicano representa o nosso espírito global. O seu crescimento é o reflexo do desenvolvimento económico de um país que está hoje, mais do que nunca, aberto ao investimento, à atracção de negócio e com um enorme potencial de crescimento”.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]