Universidades portuguesas entre as melhores do mundo

Há seis universidades portuguesas a figurar no ranking das 1000 melhores universidades do mundo. Na lista publicada pelo Center for World University Rankings (CWUR 2016), a Universidade de Lisboa, que ocupa o 275º lugar, é a instuição de ensino superior portuguesa mais bem colocada.

À semelhança da edição anterior, as universidades de Harvard, Stanford e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) ocupam o pódio do ranking. É ainda de realçar que, entre as 10 melhores, figuram oito universidades norte-americanas e duas britânicas (a Universidade de Cambridge e a Universidade de Oxford ocupam, respectivamente, o quarto e quinto lugar da lista).

CWUR_2016

A nível nacional, a Universidade de Lisboa, embora tenha descido 18 posições face à edição de 2015, é a universidade portuguesa mais bem colocada do CWUR, ocupando a  275ª posição. O TOP 500 deste ranking é ainda integrado pela Universidade do Porto (desceu do 308º para 331º lugar ) e a Universidade de Coimbra (subiu do 507º para o 481º lugar). A Universidade Nova de Lisboa figura na 581ª posição (subiu 31 lugares), seguida de perto pela Universidade de Aveiro na 585ª posição e da Universidade do Minho, que ocupa a 595ª posição do ranking elaborado pelo CWUR.

Elaborado desde 2012, o ranking do CWUR, instituição com sede na Arábia Saudita, é baseado em oito critérios, que vão deste o número de antigos alunos de cada instituição a alcançar posições de CEO em grandes companhias internacionais, ao número dos que obtiveram prémios e outras distinções. São ainda tidos em conta, o  número de papers publicados em revistas influentes, assim como o número de trabalhos citados e as patentes registadas.

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.

[mailpoet_form id="1"]