Estudo sobre Fraude e Plágio na Universidade

A fraude académica e as suas variantes e dimensões; as suas causas e consequências; os obstáculos e as soluções inerentes ao seu enfrentamento; os atores envolvidos e os contextos da sua ocorrência são, entre outros, alvos de conceptualização, de escrutínio e de discussão.

Os livros Fraude e Plágio na Universidade e A fraude académica no Ensino Superior em Portugal, editados pela Imprensa da Universidade de Coimbra, resultam de um projeto de investigação centrado na temática da fraude académica, conduzido por docentes do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

A fraude académica no Ensino Superior em Portugal

A fraude académica cometida por alunos é um problema de ordem institucional, social e moral. Ela compromete a solidez de estruturas básicas da sociedade, tais como a confiança nas instituições e a confiança interpessoal.

Este livro apresenta e discute os resultados de um amplo estudo conduzido por docentes da Universidade de Coimbra, no Centro de Estudos Sociais, sobre a fraude académica cometida por alunos no ensino superior em Portugal, no âmbito do qual foram questionados 7.292 alunos e 2.727 docentes.

Sendo escassos os estudos publicados sobre este assunto em Portugal, este livro apresenta, numa linguagem simples e acessível:

  • uma tipologia agregadora de Fraude Académica;
  • as perceções dos estudantes sobre a fraude cometida e sobre os seus principais motivos e inibidores;
  • as perceções dos docentes sobre a fraude académica;
  • os resultados globais para Portugal, mas também desagregados por área científica: Economia e Gestão, Engenharias, Medicina, Enfermagem, Educação, Direito, Ciências Sociais e Humanas, Artes.

Fraude e Plágio na Universidade

Esta obra junta-se a uma outra (também editada pela IUC) para ambas se constituírem como duas faces de uma mesma moeda. Tendo um alcance distinto, as duas resultam de um mesmo projeto de investigação centrado na temática da fraude académica e complementam-se mutuamente.

Nesta obra reunimos alguns dos textos que sustentaram as intervenções feitas pelos seus autores no colóquio final do projeto, que teve lugar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra a 8 e 9 de maio de 2014. Trata-se de autores cujas reflexões foram muito importantes para a conceção e o desenvolvimento do projeto. Alguns deles assumiram a função de consultores externos e o seu contributo estende-se muito para lá das reflexões que aqui deixam escritas.

Esta é uma obra eminentemente teórica, ao contrário da outra (que sistematiza os resultados empíricos, alcançados no âmbito do projeto, relativos à fraude académica cometida pelos estudantes em Portugal). A fraude académica e as suas variantes e dimensões; as suas causas e consequências; os obstáculos e as soluções inerentes ao seu enfrentamento; os atores envolvidos e os contextos da sua ocorrência são, entre outros, alvos de conceptualização, de escrutínio e de discussão. Discussão que aqui fica também expressa pela publicação, em tom coloquial, dos debates ocorridos entre os participantes ao longo dos dois dias do colóquio.

As obras:

Subscreva a newsletter e receba os principais destaques sobre Direito e Advocacia.